Novo Acordo Ortográfico

Atividades

  • Exercícios Resolvidos sobre Acentuação Gráfica

  • Questão 1

    Atente-se para o poema em evidência levando em consideração as palavras acentuadas. Em seguida, justifique cada ocorrência, tendo em vista suas particularidades específicas:

    Pomba tonta, bomba atômica
    Tristeza, consolação
    Flor puríssima do urânio
    Desabrochada no chão
    Da cor pálida do hélium
    E odor de rádium fatal
    Lobélia mineral carnívora
    Radiosa rosa radical.
                      Vinícius de Moraes

  • Questão 2
    Encontra-se, a seguir, alguns páreos de palavras. Sua tarefa consistirá em analisá-los, tendo em vista a posição da sílaba tônica. Feito isso, explique a diferença de sentido existente entre os mesmos.

  • Questão 3
    (Fac. Med. Itajubá) Os dois vocábulos de cada item devem ser acentuados graficamente, exceto:

    a- (     ) hervivoro – ridiculo
    b–(    ) logaritmo – bambu
    c–(     ) miudo – sacrificio
    d–(     ) caranauba – germen
    e- (     ) Biblia – hieroglifo

  • Questão 4

    Referindo-nos aos provérbios em destaque, percebemos que alguns acentos gráficos  foram suprimidos. Recoloque-os quando necessário:

    a – O homem que le vale mais.
    b – Quem ve cara não ve coraçao. 
    c – Depois da tempestade vem a bonança.
    d – Há males que vem para o bem.
    e – Quem tem boca vai à Roma.

  • Questão 5
    Analise os vocábulos abaixo agrupando-os de acordo com as regras de acentuação:
    África – fóssil – método – possível – pé – coração – álbum – tórax – cajá - armazém - lâmpada




Respostas


  • Resposta Questão 1

    atômica/puríssimas/urânio/pálida/carnívora/Lobélia   – Todas as proparoxítonas são acentuadas.  
    consolação/chão – oxítonas terminadas em “o” são acentuadas.
    hélim/rádium – todas as proparoxítonas terminadas em “um”(s) são acentuadas.  

  • Resposta Questão 2

    camelo – paroxítona – espécie animal  / camelô – oxítona – vendedor ambulante 
    anúncio – paroxítona – comunicação sobre determinado assunto / anuncio – verbo anunciar  - divulgar
    prática – proparoxítona – habilidade  / pratica – paroxítona – ato de praticar – desenvolver determinada atividade
    distância – paroxítona – medida de separação entre um lugar e outro / distancia – paroxítona – verbo distanciar, afastar.
    secretária – paroxítona – atendente, recepcionista / secretaria – paroxítona – parte constitutiva de um determinado estabelecimento com funções específicas.
    sumira – paroxítona – verbo sumir, pretérito mais que perfeito / sumirá – oxítona – futuro do presente do verbo sumir.
    cara – paroxítona -  membro do corpo de um ser vivo (animal)  / cará –oxítona – legume

  • Resposta Questão 3
    Alternativa “b”.

  • Resposta Questão 4

    a – lê
    b – vê em ambos os casos.
    d – vêm

  • Resposta Questão 5

    Proparoxítonas       
    África
    método
    lâmpada 

    Paroxítonas
    fóssil
    possível
    álbum
    tórax

    Oxítonas
    coração
    cajá
    armazém
Fonte: Brasil Escola












Questões:

01. A frase em que os vocábulos sublinhados pertencem à mesma classe gramatical, exercem a mesma função sintática e têm significado diferente é:
                             
a) Curta o curta: aproveite o feriado para assistir ao festival de curta-metragem.
b) O novo novo: será que tudo já foi feito antes?
c) O carro popular a 12.000 reais está longe de ser popular.
d) É trágico verificar que, na televisão brasileira, só o trágico é que faz sucesso.
e) O Brasil será um grande parceiro e não apenas um parceiro grande.


02. Um dos traços marcantes do atual período histórico é (...) o papel verdadeiramente despótico da informação. (...) As novas condições técnicas deveriam permitir a ampliação do conhecimento do planeta, dos objetos que o formam, das sociedades que o habitam e dos homens em sua realidade intrínseca. Todavia, nas condições atuais, as técnicas da informação são principalmente utilizadas por um punhado de atores em função de seus objetivos particulares. Essas técnicas da informação (por enquanto) são apropriadas por alguns Estados e por algumas empresas, aprofundando assim os processos de criação de desigualdades. É desse modo que a periferia do sistema capitalista acaba se tornando ainda mais periférica, seja porque não dispõe totalmente dos novos meios de produção, seja porque lhe escapa a possibilidade de controle.

 O que é transmitido à maioria da humanidade é, de fato, uma informação manipulada que, em lugar de esclarecer, confunde. (Milton Santos, Por  uma outra globalização)

Observe os sinônimos indicados entre parênteses:

I “o papel verdadeiramente despótico (= tirânico) da informação”;
II “dos homens em sua realidade intrínseca (= inerente)”;
III “são apropriadas (= adequadas) por alguns Estados”.

Considerando-se o texto, a equivalência sinonímica está correta APENAS em:

a) I
b) II
c) III
d) I e II
e) I e III


03. (FUVEST) Assinale a alternativa em que está correta a forma plural:

a) júnior – júniors
b) mal – maus
c) fuzil – fuzíveis
d) gavião – gaviães
e) atlas – atlas


04. Em que alternativa aparecem dois substantivos do gênero masculino?

a) cal, dinamite
b) lança-perfume, champanha
c) alface, telefonema
d) gengibre, omoplata
e) formicida, sentinela


05. (FUVEST) Além de parecer não ter rotação, a Terra parece também estar imóvel no meio dos céus. Ptolomeu dá argumentos astronômicos para tentar mostrar isso. Para entender esses argumentos, é necessário lembrar que, na antiguidade, imaginava-se que todas as estrelas (mas não os planetas) estavam distribuídas sobre uma superfície esférica, cujo raio não parecia muito superior à distância da Terra aos planetas. Suponhamos agora que a Terra esteja no centro da esfera das estrelas. Neste caso, o céu visível à noite deve abranger, de cada vez, exatamente a metade da esfera das estrelas. E assim parece realmente ocorrer: em qualquer noite, de horizonte a horizonte, é possível contemplar, a cada instante, a metade do zodíaco. Se, no entanto, a Terra estivesse longe do centro da esfera estelar, então o campo de visão à noite não seria, em geral, a metade da esfera: poderíamos ver mais da metade, outras vezes poderíamos ver menos da metade, de horizonte a horizonte. Portanto, a evidência astronômica parece indicar que a Terra está no centro da esfera de estrelas. E se ela está sempre no centro, ela não se move em relação às estrelas.

(Roberto de A. Martins, Introdução geral ao Commentariolus de Nicolau Copernico)

Os termos além de, no entanto, então, portanto estabelecem, no texto, relações, respectivamente, de:

a) distanciamento – objeção – tempo – efeito
b) adição – objeção – tempo – conclusão
c) distanciamento – conseqüência – conclusão – efeito
d) distanciamento – oposição – tempo – conseqüência
e) adição – oposição – conseqüência – conclusão


6. Considerando a relação lógica existente entre os dois segmentos dos provérbios adiante citados, o espaço pontilhado NÃO poderá ser corretamente preenchido pela conjunção mas, apenas em:

a) Morre o homem, (...) fica a fama.
b) Reino com novo rei, (...) povo com nova lei.
c) Por fora bela viola, (...) por dentro pão bolorento.
d) Amigos, amigos! (...) negócios à parte.
e) A palavra é de prata, (...) o silêncio é de ouro.


7. (ESPM-SP) Preencha os espaços com sessão, seção, secção ou cessão.

“Durante a ____________ parlamentar, uma ____________ do partido do Governo se manifestou contrária à _____________ de terra a imigrantes do Japão.”


Texto para a questão 8


Só os roçados da morte
compensam aqui cultivar,
e cultivá-los é fácil:
simples questão de plantar;
não se precisa de limpa,
de adubar nem de regar;
as estiagens e as pragas
fazem-nos mais prosperar;
e dão lucro imediato;
nem é preciso esperar
pela colheita: recebe-se
na hora mesma de semear.

(João Cabral de Melo Neto,  Morte e vida severina)

8. Substituindo-se os dois-pontos por uma conjunção, em “(...) pela colheita: recebe-se (...)”, mantém-se o sentido do texto APENAS em “(...) pela colheita,

a) embora de receba (...)”
b) ou se recebe (...)”
c) ainda que se receba (...)”
d) já que se recebe (...)”
e) portanto se recebe (...)”


9. As frases a seguir estão dispostas aos pares.
Leia-as com atenção e assinale a alternativa em que haja erro no emprego das palavras ou expressões destacadas.

I. Pedro mora naquela casa há cerca de dois anos.
   Falamos bastante acerca de prostituição infantil

II. Aquele aluno falava demais durante as aulas.
    Necessito de mais paciência para lidar com eles.

III. Preciso sair agora, se não perderei o ônibus.
     Senão me ajudares, terei que recorrer a outra pessoa.

a) I
b) II
c) III
d) I e II
e) II e III


10.  A alternativa em que aparece uma palavra incorretamente grafada é:

a) pretensioso, quisesse, catálise
b) ascenção, mexerico, jiló
c) exceção, sarjeta, acesso
d) assessor, prazeroso, marquesa
e) encaixar, pesquisar, surdez


Resolução:
01.E /02.D/ 03.E
04.B/05.E /06.B
07. sessão, seção (ou secção), cessão.
08.D/09.C/10.B


Fonte: Cola da Web

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